![]() |
Colisão de Galáxias |
Caros Amigos!
Ao ler e reler as obras espíritas nos impressionamos com as informações esclarecedoras que encontramos.
Ao ler e reler as obras espíritas nos impressionamos com as informações esclarecedoras que encontramos.
Nestes esclarecimentos muito me chama a atenção o caráter "inédito" embutido em cada ensinamento, trazendo a idéia de que se ele foi anteriormente lido, não foi exatamente compreendido. E provavelmente nem agora é.
Isso pode parecer improdutivo a princípio, mas em verdade, é empolgante e revelador porque permite "desvelar" as palavras, dando-lhes mais sentido, clareza e atualidade. Por exemplo, no livro "Nosso Lar" cuja publicação da 1ª edição deu-se por volta de 1945, André Luiz o autor espiritual, já descrevia avanços tecnológicos que somente há pouco ou ainda hoje não dominamos, como; o trem bala (aerobus), a tv em 3D sem necessidade de óculos (na qual ele observa os ministros de Nosso Lar em outro recinto ao acompanhar a prece coletiva), entre outras.
Na busca desse entendimento, me deparo com informações preciosas que só agora percebo o alcance...
Relendo a série de André Luiz, divido com vocês impressionante trecho do livro Missionários da Luz que trata de uma passagem do capítulo 13. Este capítulo nos fala da reencarnação de Segismundo que certamente não passou despercebido de ninguém que já teve a oportunidade de ler o livro. Já certos detalhes...
Todo o capítulo é valiosíssimo, inclusive no aspecto destacado pelo mentor Alexandre em torno da importância divina da maternidade e da paternidade.
Mas hoje, gostaríamos de destacar o diálogo em que Alexandre esclarece os princípios perispirituais integrados ao sangue humano, tendo em mente as demais obras que destacam o processo de vampirização desses mesmos princípios, inclusive no processo de desenlace (desencarnação, morte); nos casos em que prevalece menor vigilância em torno do fenômeno.
Ainda, a importância da manutenção da própria saúde através da atuação mental ativa e responsável. E por fim, quando Alexandre se refere aos princípios salinos constituintes de nossa fisiologia, nos lembramos de nossa ancestralidade marinha, o que nos aguça a percepção em torno destes mesmo sais, nestes dias de muito calor, em que a reidratação se faz tão importante e nitidamente inalcançável apenas com água.
Ainda, a importância da manutenção da própria saúde através da atuação mental ativa e responsável. E por fim, quando Alexandre se refere aos princípios salinos constituintes de nossa fisiologia, nos lembramos de nossa ancestralidade marinha, o que nos aguça a percepção em torno destes mesmo sais, nestes dias de muito calor, em que a reidratação se faz tão importante e nitidamente inalcançável apenas com água.
Do citado livro, transcrevo abaixo o trecho compreendido entre as págs 215-218, convidando-os a leitura integral deste volume e demais obras de André Luiz e a comentar as próprias impressões, através deste post.
Boa Leitura!
Francisco Cândido Xavier - Missionários da Luz - pelo Espírito André Luiz - 215
...
Em virtude das anteriores explicações do orientador, relativamente à importância da assistência de Herculano a Segismundo reencarnado, até aos sete anos, procurei obter do instrutor alguma elucidação a respeito. Pedi desculpas a Alexandre, todavia, não me pude furtar à delicada inquirição. Porque tamanho cuidado com o sangue do futuro recém-nascido? Somente aos sete anos iniciais de existência humana estaria terminado o serviço de reencarnação?
Francisco Cândido Xavier - Missionários da Luz - pelo Espírito André Luiz - 216
Como sempre acontecia, o nobre mentor ouviu-me, complacente, sorriu qual pai carinhoso, e respondeu, solicito:
- Você não ignora que o corpo humano tem as suas atividades propriamente vegetativas, mas talvez ainda não saiba que o corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue. Na organização fetal, o patrimônio sanguíneo é uma dádiva do organismo materno. Logo após o renascimento, inicia-se o período de assimilação diferente das energias orgânicas, em que o “eu” reencarnado ensaia a consolidação de suas novas experiências e, somente aos sete anos de vida comum, começa a presidir, por si mesmo, ao processo de formação do sangue, elemento básico de equilíbrio ao corpo perispirítico ou forma preexistente, no novo serviço iniciado. O sangue, portanto, é como se fora o fluido divino que nos fixa as atividades no campo material e em seu fluxo e refluxo incessante, na organização fisiológica, nos fornece o símbolo do eterno movimento das forças sublimes da Criação Infinita. Quando a sua circulação deixa de ser livre, surge o desequilíbrio ou enfermidade e, se surgem obstáculos que impedem o seu movimento, de maneira absoluta, então sobrevém a extinção do tônus vital, no campo físico, ao qual se segue a morte com a retirada imediata da alma.
Fortemente impressionado com a revelação do respeitável amigo, observei:
- Oh! Como é grande a responsabilidade do homem, em frente ao corpo material!
- Diz bem - acrescentou o orientador - ao se referir com semelhante admiração a esse soberano dever da criatura reencarnada.
Sem atender às pesadas responsabilidades que lhe competem na preservação do vaso físico, homem algum poderá realizar o progresso espiritual. O Espírito renasce na carne para a produção de valores divinos em sua natureza; mas como atender ao semelhante imperativo, destruindo a máquina orgânica, base fundamental do
Francisco Cândido Xavier - Missionários da Luz - pelo Espírito André Luiz - 217
serviço a fazer? Inda agora, referia-se você à lei da herança. O corpo terreno é também um patrimônio herdado há milênios e que a Humanidade vem aperfeiçoando, através dos séculos. O plasma, sublime construção efetuada ao influxo divino, com água do mar, nas épocas primitivas, é o fundamento primordial das organizações fisiológicas. Em voltando à Crosta, temos de aproveitar-lhe a herança, mais ou menos evolvida no corpo humano.
A essa altura das elucidações surpreendentes para mim, Alexandre, depois de ligeiro intervalo, continuou:
- Por isso mesmo, não desconhece você que, enquanto nos movimentamos na esfera da carne, somos criaturas marinhas respirando em terra firme. No processo vulgar de alimentação, não podemos prescindir do sal; nosso mecanismo fisiológico, a rigor, se constitui de sessenta per cento de água salgada, cuja composição é quase idêntica à do mar, constante dos sais de sódio, de cálcio, de potássio. Encontra-se, na esfera de atividade fisiológica do homem reencarnado, o sabor do sal no sangue, no suor, nas lágrimas, nas secreções. Os corpúsculos aclimatados nos mares mais quentes viveriam à vontade no liquido orgânico. Há verdadeiras surpresas de comparação analógica que poderíamos efetuar neste sentido.
Não soube o que responder, em vista das definições ouvidas, e, ante o meu silêncio, foi o próprio Alexandre que continuou, depois de significativa parada:
- Como vê, ao renascermos na Crosta do Mundo, recebemos com o corpo uma herança sagrada, cujos valores precisamos preservar, aperfeiçoando-o. As forças físicas devem evoluir como as nossas almas. Se nos oferecem o vaso de serviço para novas experiências de elevação, devemos retribuir, com o nosso esforço, auxiliando-as com a luz de nosso respeito e equilíbrio espiritual, no campo de trabalho e educação orgânica. O homem do futuro compreenderá que as suas células não representam apenas seg-
Francisco Cândido Xavier - Missionários da Luz - pelo Espírito André Luiz – 218
mentos de carne, mas companheiras de evolução, credoras de seu reconhecimento e auxilio efetivo. Sem esse entendimento de harmonia no império orgânico, é inútil procurar a paz.
Células Neuronais
A seguir...
Leia na Ordem de Publicação a coleção "A Vida no Mundo Espiritual"
01 - Nosso Lar
02 - Os Mensageiros
03 - Missionários da Luz
04 - Obreiros da Vida Eterna
05 - No Mundo Maior
06 - Libertação
07 - Entre a Terra e o Céu
08 - Nos Domínios da Mediunidade
09 - Ação e Reação
10 - Evolução em Dois Mundos
11 - Mecanismos da Mediunidade
12 - Sexo e Destino
13 - E a Vida Continua...
02 - Os Mensageiros
03 - Missionários da Luz
04 - Obreiros da Vida Eterna
05 - No Mundo Maior
06 - Libertação
07 - Entre a Terra e o Céu
08 - Nos Domínios da Mediunidade
09 - Ação e Reação
10 - Evolução em Dois Mundos
11 - Mecanismos da Mediunidade
12 - Sexo e Destino
13 - E a Vida Continua...
SOLIDARIEDADE - Adquirindo estes e outros volumes publicados pela FEB (Federação Espírita Brasileira), você ajuda a diversas obras sociais mantidas por entidades espíritas em todo o Brasil.
C O L A B O R E ! ! !
Destaque - Amplie Seus Horizontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário